15 de abril de 2013

Mitologia Nórdica

Algumas das divindades Nórdicas.


BALDER 

Conhecido como do Deus Radiante e da Bondade, filho de Odin e Frigg, casado com Nanna. 
Ele é também considerado o Deus da Sabedoria, tanto que quando dava sua opinião sobre qualquer assunto, nunca era alterada, visto sua perfeição. 
Conta o mito que certa vez, Balder teve sonhos estranhos, pressagiando sua própria morte, e ao contar o acontecido para sua mãe, esta resolve pedir a todas as coisas e a todos os seres que lhe jurem jamais causar mal a seu filho Balder, começa sua jornada pelo fogo e pela água, passa pelos metais, pelas pedras, árvores, animais, pássaros, percorrendo então todos os reinos da natureza. 
Assim que tudo e todos juram, os Deuses, reunidos em Gladsheim, resolvem testar à recém-adquirida invulnerabilidade de Balder, atiraram-lhe pedras que não o feriram, atacaram-no com uma espada que se desviou de seu coupo, lançaram-lhe uma flecha que parou no ar, e assim por diante. 
Loki observava tudo de certa distância, e por sua natureza, fica irritado com os privilégios de Balder, e resolve descobrir se existe algo possível de atingir o Deus. 
Transformou-se em uma velha senhora de aparência amigável, e foi falar com Frigg, sendo que esta lhe conta que nem tudo fez o juramento que procurava, pois havia um pequeno feixe de visco que ficava a oeste de Valhalla, o qual considerou muito jovem para comprometer-se com tal juramento. 
Sabendo disso, Loki vai até o ramo de visco e o colhe, fazendo com ele um dardo, o qual entrega para Hod, o irmão cego de Balder, que logo lhe avisa não poder testar o dardo em seu irmão por não saber onde jogar. Loki prontamente se dispõe a ajudar Hod, colocando-o na direção correta. Assim que Hod lança o dardo, ele trespassa Balder, e este cai morto, o que fez com que os outros Deuses culpassem Loki pela morte do Deus, mas não se atrevem a matá-lo no santuário onde estavam, deixando que Loki fugisse. 
Com a morte de Balder, anuncia-se o presságio da vinda do Ragnarok – Destino Final dos Deuses. 

FREYJA 

A maior das Deusas da Fertilidade, do Amor e da Morte (sempre que visita o mundo dos motos, ela volta de lá com o poder de desvendar o futuro), Filha de Njord e irmã de Freyr, tinha sido esposa de Odin, que a trocou por Frigg, pois porque ele achou que ela gostava mais de adornos do que dele. 
Freyja é representada várias vezes viajando numa carruagem puxada por dois gatos. 
Conta o mito que, certa vez, Freyja se encantou por um colar de ouro de incrível beleza, chamado o Colar de Brisings, pertencente e confeccionado por quatro anões que viviam em uma caverna. 
Freyja teria insistido aos anões que lhe vendesse o colar, porém os habilidosos artífices só o entregariam à Deusa por um preço, que ela dormisse com cada um deles, preço este aceito pela Deusa. 
Loki fica sabendo do acontecido e corre contar para Odin, que ao ouvir as desventuras da ex por um colar, fica furioso e ordena que Loki tome o colar de Freyja. 
Freyja é conhecida por sua incrível beleza, bem como cobiçada por ela, tanto que os gigantes que construíram as muralhas de Asgard, a pediram como pagamento pelo serviço. 

FREYR 

Casado com Gerd, filho de Njord e Skadi, irmão de Freyja, que juntamente a ela é o maior Deus da fertilidade, pois seria a divindade que controla o brilho do sol e a precipitação da chuva e propicia a fertilidade da terra, trazendo a paz e a prosperidade para os homens, bem como é o patrono da Suécia e da Islândia. 
O mito aponta que Freyr era um Vanir originalmente, mas foi aceito entre os Aesir depois da guerra entre as duas raças de deuses. 
Entre outro fatos, conta a lenda que Freyr teria como um de seus tesouros, um navio mágico chamado Skidbladnir, que teria sido feito pelos anões, sendo que pode ser dobrado e colocado no bolso; um elmo de ouro chamado Gullinbursti, cujo timbre é um javali; e o seu cavalo Blodighofi (Casco Sangrento) que não teme o fogo, e a lendária espada mágica que movia-se sozinha,porém esta foi perdida durante uma batalha com os gigantes. 

FRIGG 

O mito conta que Frigg era cultuada e amada pelos nórdicos tanto quanto o próprio Odin, seu marido. Seu nome é originário do dia da semana em inglês Friday, Sexta-feira - Dia de Frigg. 
Frigg é a mãe de Balder, e quando seu filho começou a ter sonhos premonitórios sobre a própria morte, ela percorreu todos os reinos da Natureza, pedindo a tudo e a todos que jurassem jamais causar dano a Balder. 
Depois de uma árdua caminhada, encontrou um pequeno feixe de visco, que crescia a oeste de Valhalla, tão jovem que julgou desnecessário pedir-lhe que fizesse o juramento. 
Então, enganada por Loki transmutado em uma velha, revela a única coisa eu poderia ferir Balder mortalmente. O que ocasionou a morte de seu filho. 

HEIMDALL 

Mesmo sendo um dos Deuses mais importantes, sua origem não pode ser determinada, sendo um tanto obscura, pois consta que ele é filho de nove donzelas, nove ondas, filhas de Aegir . 
Heimdall é o Deus da Luz, chamado de Deus Reluzente de Dentes de Ouro, aquele que possui os sentidos altamente apurados, pois conta a lenda que ele podia ver até cem milhas de dia ou de noite, ouvir a relva a crescer no chão e a lã a crescer no corpo dos carneiros, além disso, o tempo de sono de um pássaro era o suficiente para repor suas energias. 
Possuidor de tantas dádivas, foi honradamente escolhido pelos Deuses como o Guardião Sentinela da Ponte Bifrost (Ponte do Arco-íris). 
Entre os Deuses, Heimdall é o único que pode ver claramente todas as artimanhas e tramas de Loki, o que o tornou seu maior inimigo. 
O mito entre as desavenças entre Loki e Heimdall aponta que no momento do Ragnarok, Heimdall tocará sua trombeta chamada Gjall, convocando todos os Deuses para a batalha final, momento em que enfrentará Loki, e ou um ou outro terá que exterminar seu oponente. 

LOKI 

Filho dos gigantes Faubarti e Laufey, versões do mito dão conta de Loki como irmão de criação de Odin, e outras apontam o mesmo como filho adotivo de Odin. 
A esposa oficial de Loki é Sigyn, com UEM teve dois filhos, Vali e Narvi, porém tem como amante uma giganta de nome Angrboda – Portadora de Sofrimento, com a qual grea Jormungand – a serpente de Midgard, o pavoroso lobo Fenrir e Hel – a Morte. 
Loki é descrito como tendo aparência agradável, corpo trabalhado, com poderes extraordinários de se metamorfosear no que ele quiser. 
Loki é chamado de O Astuto, O Embusteiro, O Viajante dos Céus, e com o passar dos acontecimentos, as características malévolas de Loki vão se acentuando e se sobressaindo, como na oportunidade em que, sem nenhuma razão aparente, provoca a morte de Balder, o que provoca a fúria dos demais Deuses. 
Assim, para fugir da investida dos Deuses que o cassam pela morte de Balder, Loki constrói para si uma casa invisível e esconde-se nela, mas como nada pode escapar ao olhar vigilante de Odin, ele é localizado e para fugir transforma-se em um salmão e mergulha no fundo da Cascata de Franang, porém é capturado com uma rede. 
Consternados pelos crimes impunes de Loki, os Deuses resolvem transformar Vali (um dos filhos de Loki) em um lobo, o qual incitam para matar Narvim (outro filho de Loki), utilizando suas víscerasi para amarrar Loki a uma pedra dentro de uma caverna. Como por um toue do destino, as vísceras endurecem como ferro e prendem Loki de um modo impossível para ele se soltar. 
Além de todo esse sofrimento, amarraram uma serpente a uma estalactite acima de Loki, de modo que seu veneno fique pingando no seu rosto. Sigyn permanece na caverna segurando uma bacia sobre a cabeça do marido, recebendo os pingos do veneno, porém quando a bacia se enche, ela vai esvaziá-la numa fenda de rocha, e o veneno pinga no rosto de Loki, causando dores atrozes. 

MIMIR 

O mito conta que Mimir era um do Deuses da raça dos Aesir, o qual era o mais sábio de todos, que tria ido até os Vanir para estabelecer um trégua na guerra entre as raças. 
Apesar de muito sábio, Mimir era muito egoísta e nunca partilhava de sua sabedoria com dos demais, o que criava muitas intrigas e ódio entre os Deuses, o que culminou em sua morte por decapitação pelos Vanir. 
Odin, líder dos Vanir decide preservar a cabeça de Mimir, embalsamando-a, e a coloca junto á fonte na base da raiz de Yggdrasill, fonte da qual Odin bebe para adquirir toda a sabedoria, deixando como pagamentoum dos seus próprios olhos. 
Aponta o mito que na fonte onde a cabeça de Mimir foi colocada, está também os ouvidos de Heindall, o guardião da Bifrost, o que lhe dava a capacidade de ouvir tudo o que acontece nos mundos acima e abaixo da árvore da vida. 

NORNAS 

Três Deusas do Destino, aquelas que cuja função é controlar a Sorte, o Azar e a Providência dos homens e dos Deuses, bem como zzelar para que as leis sejam cumpridas e preservadas nos mundos existentes. 
Nascidas da fonte de Urô, a fonte da vida, local onde cresce a Yggdrasill, que é guardada por elas, tanto que todas as manhãs faziam chover hidromel em suas raízes para que suas folhas permanecessem sempre verdes. 
São representadas pela virgem, a mãe e a anciã, sendo Urd (passado) é muito velha e vive olhando para trás, por sobre os ombros, suas obrigações está guardar os mistérios do passado e não fornecer as chaves dos segredos antigos; Verdandi (presente) é uma mãe e olha sempre para o presente e tudo que acontece é tecido por seus pensamentos, ela representa o movimento, a continuidade; e Skuld (futuro), representada por uma virgem, sendo que profecias e adivinhações estão relacionadas a ela, vista sempre com uma capa que lhe cobre a cabeça e possui um pergaminho fechado sobre seu colo, o qual contém os segredos do futuro. 

ODIN 

Considerado o senhor da guerra, senhor de todos os Deuses, portador de toda sabedoria, que segundo o mito foi trocada por um de seus olhos – preço para poder beber da fonte de Mimir, na base da raiz da Yggdrasill. 
Odin é o mais sábio dos deuses, senhor dos mistérios, da magia, da ciência, da poesia; padroeiro dos advindos; senhor das runas, a escrita mágica; e também é chamado de Deus dos Mortos, pois é ele quem preside, em Valhalla, os banquetes dos heróis mortos em batalha que lá estão à espera do Ragnarok. 
Odin é conhecido por vários nomes, entre eles, Todopai, O Terrível, Pai da Batalha, sendo que Odin/Wotan/Woden vem o nome do dia da semana em inglês Wednesday (Quarta-feira) - Dia de Woden, isto é, Dia de Odin. 
Casado com Frigg, pai de Thor e Balder, é geralmente representado usando um grande manto balançando ao vento, sobre a cabeça um chapéu de abas largas escondendo o tapa-olho, leva nas mãos a sua lança Gungnir, forjada pelos anões, que tem uma característica peculiar: jamais erra o alvo. 
Outra representação do Deus o traz ladeado por dois corvos, Huginn (Pensamento, Entendimento) e Muninn (Memória), e por dois lobos, Geri e Freki. 

SIF 

Sif é a Deusa da excelência e habilidade em combate, e é retratada como uma Deusa guerreira que aprecia os guerreiros leves e habilidosos, que não dependem só da força bruta, esposa de Thor, com quem teve duas filhas, Lorride e Thrud, porém antes de se casar com Thor, teve outro filho, Uller, que não se tem conhecimento de quem é o pai. 
Conta o mito que Sif tinha cabelos muito belos e que Loki, por pura maldade, corta-os, porém eles foram substituídos por cabelos de ouro confeccionados pelos anões, os quais enraizaram na cabeça da Deusa e começaram a crescer. 
Foi assassinada no Ragnarök mas não se sabe quando e nem por quem. 

SIGYN 

Deusa da fidelidade e da constância, esposa de Loki, com quem teve Narvi e Vali. 
Sigyn é representada como uma mulher gentil e amorosa com todos que a procuram, mas também tinha características fortes e era muito determinada., pois ficou conhecida por estar sempre ao lado do seu marido independente da ocasião, até quando ele foi preso em uma caverna com o veneno de uma serpente pingando sobre seu rosto, momento em que ela permaneceu segurando uma vasilha para evitar que o veneno caia sobre ele e minimizando seu sofrimento. 
Conta o mito que as pessoas que querem dedicar oferendas a Deusa, normalmente ficam segurando uma vasilha, honrando a memória da dedicação que Ela teve ao marido. 

THOR 

Filho de Odin e de Fjorgyn (uma deusa da terra, ou a própria Terra) e marido de Sif, é o sucessor de Odin na hierarquia dos Deuses, sendo o maior guerreiro e guardião de Odin. 
Thor é um dos Deuses mais amados e cultuados pelos povos nórdicos – tendo os Vikings se intitulado “O Povo de Thor” – é conhecido como o Deus do Trovão e dos Céus, associado aos partos bem sucedidos, bem como simbolizava a lei e a Ordem. 
É representado como um homem alto, muito forte, com barbas vermelhas, sempre empunhando um enorme martelo chamado Mjollnir - feito pelos anões e tem o poder de retornar às mãos de Thor após arremessado contra um inimigo, viajando em uma carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngnost e Tanngrisni. 
O nome de Thor vem o nome do dia da semana em inglês Thursday (Quinta-feira) - Dia de Thor. 
Conta a lenda que certa vez o martelo de Thor foi roubado pelo Gigante Thrym, que na ocasião pediu como “resgate”, a mão de Freyja em casamento. Freyja recusa-se a desposar o gigante, dando a Heimdall a ideia de sugerir que Thor se vista como Freyja e vá ter com o gigante Thrym. 
Thor concorda em ser adornado como uma noiva, sendo levado para Jotunheim – mundo dos gigantes – por Loki, onde são recebidos com grande pompa por Thrym, acomodando a “noiva” em lugar de destaque na mesa. 
A “noiva”devorou oito salmões e um boi inteiro, e bebeu 3 barris de hidromel, deixando Thrym desconfiado, pois nunca viu uma mulher comer tão vorazmente. Loki responde que Freyja não comia a oito dias de tão nervosa que estava com a noite de núpcias. 
Satisfeito com a resposta, Thrym ordena que trouxessem o martelo Mjollnir e que o colocasse sobre o colo da noiva para que fosse abençoada com muitos filhos. Assim que Thor tem o martelo em seu colo, ele o empunha e revela-se como o Deus do Trovão, massacrando Thrym e todos os outros gigantes no salão. 

TYR 

Alumas fontes históricas dão conta que Tyr seria filho de Odin, porém outras de mesma grandeza apontam o Deus com sendo filho do gigante Hymir. 
O nome Tyr vem do dia da semana em inglês Tuesday – Terça – feira – Dia de Tyr, que é o Deus da Batalha. 
O mito traz como mais famosa aventura de Tyr, aquela que narra como ele veio a perder uma mão, a qual conta que uma das criações de Loki, o terrível lobo Fenrir, vivia solto em Asgard, mesmo sendo do tamanho dos outros lobos - ao contrário dos seus irmãos Jormungand e Hel -, sua ferocidade e periculosidade eram indescritíveis. Odin somente permitiu que ele ficasse em Asgard por ser semelhante aos lobos comuns. 
Em certo momento Fenrir começa a crescer de forma descontrolada, bem como vários oráculos predizem que o grande lobo irá, um dia, devorar o próprio Odin, o eu leva os Deuses decidem que Fenrir deveria ficar acorrentado. Para tal feito, Eles criaram uma poderosa corrente chamada Laeding e para poder chegar perto do lobo sem que ele desconfiasse que seria preso, o questionam se sua força é superior a da corrente, deixando o lobo envaidecido e permitindo-se ser amarrado por ela. 
Os deuses o amarram firmemente com a corrente poderosa, porém o lobo enche o peito e a corrente arrebenta, ficando estraçalhada no chão. Porém uma segunda corrente foi feita, ainda mais forte e pesada do que a primeira, e é chamada de Dromi. Fenrir é novamente desafiado, e com maior dificuldade, também arrebenta a segunda corrente. 
Odin, em sua sabedoria infinita contrata os anões para confeccionar algo para prender definitivamente o lobo, com a promessa de ouro e riquezas. O mensageiro Skirnir é enviado a Svartalfheim – mundo dos anões – e retorna com uma estranha corrente: uma fita macia e maleável como seda e que é chamada Gleipnir, que é feita de 6 coisas inacreditáveis: "Do som que um gato faz quando caminha, Da barba de uma mulher, Das raízes de uma montanha, Dos tendões de um urso, Do hálito de um peixe e Do cuspe de um pássaro." 
Os deuses novamente procuram Fenrir e o levam até a Ilha de Lyngvi, situada no meio do Lago Amsvartnir. Lá, eles mostram a Fenrir a nova corrente Gleipnir, o que deixou desconfiado de ter sido o objeto feito com o uso de mágica, porém os Deuses prometem soltá-lo se ele não conseguisse se livrar. Fenrir, então, propõe que enquanto é amarrado, um deles deverá deixar a mão dentro de sua boca como prova da sinceridade. 
O único que tinha coragem para tanto era Tyr, que põe sua mão direita entre as mandíbulas do monstruoso lobo, e quando Fenrir começa a lutar contra a fita Gleipnir mais ele ficava preso nela e mais forte ela ficava. Furioso por ter sido enganado, Fenrir decepa a mão de Tyr. 

VALQUÍRIAS 

Algumas das fontes da mitologia nórdica apontam as Valquírias como as 9 filhas de Odin: Gerhilde, Helmwige, Ortlinde, Waltraute, Rossweisse, Siegrune, Grimgerde, Schwertleite e Brünnhilde. 
Brünnhilde é considerada como a líder das Valquírias, sendo também a favorita de Odin, que juntamente com suas irmãs são representadas como guerreiras usando capacetes e portando lanças, que cavalgam pelos céus sobre os campos de batalha recolhendo os guerreiros que morrem heroicamente e levando-os para Valhalla, onde eles aguardarão a chegada do Ragnarok, quando combaterão ao lado de Odin, formando um exército composto apenas de heróis destemidos.

Nenhum comentário :