Em resumo, Wicca é uma religião neopagã que foi profundamente influenciada por crenças pré-cristãs da Europa ocidental, a qual prega a existência do poder sobrenatural e os princípios físicos e espirituais dualizados, ou seja, em tudo que existe há uma parcela do masculino e feminino, e que celebra os ciclos da vida e os festivais sazonais conhecidos como Sabbats, os quais ocorrem oito vezes por ano.
Como a Wicca não é uma religião de Livros Sagrados, manuais de instruções escritos pelos próprios Deuses, ou mesmo ditados por espíritos iluminados, entendemos tratar-se de uma doutrina filosófica, com suas bases múltiplas, apontando sempre para um crescimento pessoal na busca incansável do autoconhecimento.
Wicca é muitas vezes comparada ao xamanismo, pelo fato do xamã estar em contato com os espíritos da natureza e com a magia. Outro fato interessante é que, assim como o xamanismo, a Wicca se utiliza do ritual que leva o indivíduo aos estados alterados de consciência e de ervas mágicas para entrar em contato com a divindade (não se trata de drogas, mas de banhos, compressas, chás calmantes, entre outros).
Nenhum comentário :
Postar um comentário