10 de maio de 2013

Código de Honra Draconiano - Traduzido


1) Em tudo o que você faz, seja honesto e justo. Sempre considere como suas ações afetarão sua família, seu clã e sua posição entre os dragões que te chamam de amigo. Se o que você está fazendo não vai trazer honra ou justiça, ou melhorar o mundo ao seu redor, até mesmo a menor ação, então não faça. É seu dever garantir que nenhuma desonra ou vergonha venha para aqueles dependem de você, seja por causa de suas palavras ou ações.

2) Aceite as conseqüências de todos os seus atos, sejam bons ou ruins. Todo mundo comete erros. A vergonha só vem em não assumir que errou. E quando você cometer um erro honesto, perdoe-se como perdoaria os outros.

3) Não aceite  aceite nenhuma culpa por aquilo que você não fez, sem uma boa razão, como salvar um inocente do mal. Aceitar a culpa indevida para salvar a "honra" de outro não é uma boa razão, nenhuma honra vale a pena salvar,  eles iriam aceitar as conseqüências de suas próprias ações ao invés de tentar passá-las para você.

4) Dê a sua palavra só depois de grande consideração de como isso pode afetar o seu dever para com os seus Deuses, sua família e clã. E quando você der sua palavra, você está moralmente obrigado a mantê-la. Caso você conscientemente ou deliberadamente não o fizer, a sua honra é diminuída até você fazer as pazes.

5) Não se envolva em fofocas e especulações sobre os assuntos ou ações dos outros. Nunca revele os segredos que lhe foi confiado pela família, clã, ou amigo de ânimo leve. Se fizer o contrário, isso mostra que você é uma pessoa indigna de confiança e tem uma séria falta de honra. O velho ditado "Loose Lips Sink Ships" (Língua solta afunda navios) se aplica em todas as áreas da vida. A disseminação de boatos sem fundamento traz desonra para você e vergonha para sua família, seu clã e amigos do dragão.

A única exceção para manter um segredo é quando isso colocaria em risco um inocente, trazer desonra injustificada para outro, trazer vergonha para a família ou clã, permitir  um criminoso impune, ou violar gravemente as leis da terra. Nesta matéria deixe o bom senso prevalecer.

6) O que é seu é seu. Que ninguém tire de você pela força ou convença-o de que o que é legal e legitimamente seu. Mas também respeite a propriedade dos outros. Não tome nada que você não tem direito ou que tenha sido dado a você de forma livre e com o coração aberto.

7) Se alguém que tenha prejudicado você, sua família, ou clã vem antes de você em arrependimento genuíno, perdoa-o sem reservas. No entanto, você não tem obrigação de perdoar aqueles que erraram com você ainda não fizeram nenhuma tentativa de restituição. Lembre-se, mantendo teimosamente a raiva não é bom, é inútil, também não perde aqueles que não fizerem por merecer. Perdão é um dom dado livremente e ainda deve ser conquistado. Não é algo que pode ser exigido de você, nem uma "obrigação", você deve submeter-se, a fim de "seguir em frente." 

Se você não pode honestamente perdoar, então não o faça... Mas também não deixe raivas antigas apodrecerem em seu coração, liberte-a para o universo para que possa ser limpa e dissipada. Isso não significa que você perdoou o ofensor, isso significa simplesmente que você escolheu não deixar que ele tenham qualquer poder sobre você.

8) Nunca negligencie sua família ou clã. Tenha a ferocidade de um dragão em sua defesa, se e quando necessário, e sempre tenha a certeza de que eles serão fornecidos antes de iniciar qualquer novo empreendimento ou tomar qualquer decisão de risco.

9) Lembre-se sempre que manter a cabeça fria e mente calma é uma virtude. A capacidade da manter a cabeça quando todos ao seu redor a estão perdendo é um benefício que irá atendê-lo bem em todos os aspectos da vida.

10) Lembre-se que você é um representante de sua família, seu clã e seus amigos dragões. Sua aparência física e comportamento devem refletir isso. Mostre o orgulho em si mesmo, sua aparência e sua posição no clã sem ser arrogante. Se esforce sempre para fazer seu melhor em tudo o que você faz. Seja generoso com auto-elogio (sem se gabar) e auto-perdoar-se quando tal se justifique.

11) Quando você ganhar poder ou autoridade, use-o com cuidado e sabedoria. Lembre-se que tanto poder e autoridade crescer com a experiência, e como membro da Tradição Draconiana você deve exercer o cuidado, a dignidade e a humildade. Não importa o quão sábio você pensa que é, ou quão poderoso, se você abusar, chegará o momento em que o que tem recebido, o universo pode decidir levar de volta.

12) Não dê sua amizade ou sua lealdade levianamente ou sem uma análise cuidadosa. Nem todos aqueles que procuram fazer amizade com você é digno de tal honra. Um falso amigo pode ser mais perigoso do que o inimigo mais amargo. Certifique-se aqueles a quem você chamada "amigo" são dignos de confiança e honrados.

13) A não ser que a vida e a segurança de sua família ou clã estão em perigo, obedeça sempre as "leis da terra." Para fazer o contrário, sem verdadeira justificação traz desonra para você, sua família e seu clã e envergonha-o diantes de seus Deuses.

14) Lembre-se que a dignidade de uma maneira gentil e um bom senso de humor são características para ser admirado e cultivado.

15) Esteja sempre preparado para o que o futuro pode trazer. A vida com todas as suas alegrias, tristezas e segredos é para ser abraçada e experimentada ao máximo, pois é assim que se ganha a sabedoria, conhecimento e experiência. Quando o seu tempo nesta vida estiver acabado, retorne a seus Deuses com alegria. Enfrente-os com orgulho para uma vida com honra, e espere com o coração feliz até que seu tempo de renascimento chegue mais uma vez.

Um comentário :

Rosanna disse...

gostaria de receber uma cópia deste código e-mail rosannag88@gmail.com