3 de maio de 2013

Magia dos Brincos Colares e Aneis



Por mais incrível que pareça, as origens das joias estão na magia, o que surpreende muitas pessoas, porém não deveria, pois quase todos os costumes e tecnologia existente foram criados a partir das antigas práticas e crenças mágicas. 

Os primeiros adornos e joias tinham a finalidade de afastar a negatividade, evitar o contato das entidades ruins com as “entradas para o corpo”, fato este comprovado por achados interessantes em tumbas antigas, como dos egípcios, nas quais eram acrescentadas diversas joias, além dos demais bens do morto, nas tumbas e sarcófagos. 

Com o passar do tempo, o manejo de cristais, pedras preciosas e de metais veio se aperfeiçoando, bem como a percepção das energias contidas nestes materiais, dos quais muitos começaram a serem utilizados para proteção pessoal, tratamentos contra dores, para atrair o amor, a saúde, o dinheiro e outras necessidades da vida e até curar. 

Quando a mineração, a metalurgia e a lapidação ficaram mais sofisticadas, peças criadas artificialmente começaram a ser empregadas em magia, visto que o materialismo começou a se sobrepor ao naturalismo, as joias tornaram-se simplesmente ornamentos e na maioria das vezes, uma definição de classe social. 

Ainda resiste em algumas Tradições a utilização de joias e adornos como instrumentos mágicos, visto que a sociedade em geral esqueceu todo o simbolismo que cada peça de adorno possui, por exemplo, nos casamentos e noivados. 


Anéis 

O anel é um círculo (tradicionalmente, pois já vi muitos modelos quadrados), simboliza a eternidade, a unidade, a reencarnação e o universo, associado ao Sol e à Lua, era um objeto protetor, um guarda mágico que mantinha a negatividade longe por meio de sua continuidade. 

Usar um anel, num sentido mágico, "amarra-o" com poder e energia. Esse simbolismo de envolvimento com o anel era tão onipresente e aceito que os anéis logo sofreram restrições religiosas e mágicas. 

Sacerdotes de várias divindades da Grécia e Roma antigas retiravam seus anéis antes de entrar nos locais sagrados. Alguns estavam eternamente proibidos de usá-los. Durante uma viagem a um oráculo nos tempos antigos, não se comia carne, o sexo era proibido e não se usavam anéis.Mesmo hoje, alguns xamãs removem todos os nós e anéis de seus corpos antes do ritual mágico. Pelo fato dos anéis manterem as energias no corpo, pensava-se também que inibiam a sua liberação. 

Por serem extremidades sensíveis de nosso corpo, ao usarmos adequadamente os anéis, elevamos ao máximo o poder mágico de nossos dedos. 

Nos próprios dedos temos possibilidade de extrair energias positivas como facilitadoras para a nossa vida. 

Essa energia que cito já era conhecida por vários povos antigos, tais como babilônios e caldeus, cujos sacerdotes usavam anéis de ouro e pedras preciosas como instrumentos de alta magia. 

Para que obtenhamos o efeito mágico de anéis não há necessidade alguma de que os mesmos passem por cerimônias de consagração. Talvez o único segredo seja usar anéis confeccionados com pedras que estejam associadas ao planeta que corresponde a cada dedo, objetivando que a energia do planeta em questão se manifeste positivamente em nossa vida. 







DEDO MÍNIMO 


Regido por Mercúrio, planeta associado à magia e ao conhecimento, à comunicação e ao ensino. 

Neste dedo é aconselhável usar ANÉIS DE CITRINO (aumentam a capacidade de comunicação, especialmente de quem trabalha com o comércio). 

PIRITA DOURADA (facilitador de comunicação com outros planos) ou AMETISTA (pedra da espiritualidade para aumentar a intuição e desenvolver poderes mágicos) 






DEDO ANULAR 


Regido pelo sol, planeta associado ao brilho, ao esplendor e ao sucesso profissional e pessoal. Aconselhável usar neste dedo anéis de GRANADA (para ajudar a vencer os obstáculos, além de aumentar o charme e sensualidade), PEDRA-DO-SOL (atrai sucesso, reconhecimento profissional, brilho e prestígio) ou AGATÁ-DE-FOGO (proporciona vitalidade e poder de
liderança). A aliança de OURO também é indicada para este dedo, pois o ouro é um metal relacionado ao sol e tem o poder de conferir durabilidade ao casamento. 





 DEDO MÉDIO




Regido por Saturno, planeta associado à responsabilidade e a sabedoria adquirida com a experiência. 

Recomendável usar neste dedo anéis de ÔNIX (aumenta a concentração e ajuda a solucionar problemas herdados de outras encarnações)

HEMATITA (transforma as energias negativas em positivas) ou a TURMALINA NEGRA (afasta as más vibrações). 









DEDO INDICADOR 

Regido por Júpiter, planeta associado à expansão e a vitória. Use nesse dedo anéis de cristal branco (ajuda a ampliar os horizontes, atrai bênçãos e ajuda a superar os obstáculos do dia-a-dia) 





DEDO POLEGAR 

Está associado ao livre-arbítrio. NÃO CONVÉM USAR NENHUM ANEL NESTE DEDO, pois nenhum fator externo deve influenciar a sua vontade. 



Colares 


O colar é simplesmente um anel longo usado ao redor do pescoço. Seus poderes e usos são muito parecidos com os do anel. Por serem geralmente usados próximo ao coração, trabalham as emoções ou atraem e reforçam o amor. 

Na Wicca contemporânea, as mulheres muitas vezes usam colares de pedras para representar a reencarnação e a Deusa. O uso de um colar de pedras aumenta suas energias porque você está se cercando (amarrando) com seus poderes. Assim, um colar é muito mais poderoso do que qualquer outra pedra usada separadamente. 



Brincos 

Os brincos já foram usados para proteger as orelhas da negatividade e da doença. Mais tarde, se tornaram um símbolo da escravidão, pois os escravos tinham brincos definindo seu status. Eles são anéis usados nas orelhas. 

Perfurar os lóbulos para usar brincos é um costume antigo. A maioria dos pontos do corpo já foi perfurada por várias razões mágicas e religiosas através dos tempos. As orelhas foram as primeiras, junto com o nariz, que ainda o é na Índia por motivos cosméticos e de proteção. O folclore também está presente nessa prática. 

Perfurar as orelhas é geralmente recomendado para reforçar olhos fracos - as esmeraldas são particularmente eficientes. Brincos de ouro são usados muitas vezes por aqueles que desejam curar dores de cabeça, embora alguns aconselhem usar um de ouro e outro de prata para essa finalidade. 



Fonte: Wicca Ipatinga 

Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais – Scott Cunnigham.

Nenhum comentário :