21 de maio de 2013

Ritual da Lua Minguante - Meditação e Cura


O Quarto minguante marca o retorno da foice lunar e a transição de energias de plenitude e descanso para de fechamento, conclusão, fins e morte. 

A partir do Quarto Minguante, o arco lunar se tornará cada vez mais fino até voltar a desaparecer na Lua Nova. De igual forma, eventos, pessoas, características e sentimentos que desejamos que desapareçam podem ser trabalhados nesta Lua, para minguarem até desaparecer e serem anulados pela Lua Nova.

Momento propício para:

— Emagrecer e fazer dietas; 
— Feitiços de banimento; 
— Desintoxicar-se com ervas; 
— Fazer reformas; 
— Cirurgias de pequeno porte; 
— Arrumar a casa; 
— Consertar roupas; 
— Cortar despesas; 
— Terminar relacionamentos; 
— Preparar conservas de frutas e legumes. 

Material: 

1 vela azul (cura) 
Vela da Deusa 
Vela do Deus 
Instrumentos do altar 
Caldeirão 
Toalha de altar azul 
Incenso de alecrim (traz saúde) 
Oferenda: Frutas, legumes, tudo que for bem leve; qualquer outra oferenda que julgar necessária. 

Propósito do ritual: 

Nesse momento a Deusa percorre os portais até o submundo, ela é a Senhora, a Anciã que em breve será Rainha das transformações. Esse é um período de grande transição, nervosismo, conflitos, dúvidas são características muitos presentes durante a lua minguante. 

Assim como a Deusa percorre os portais entre os mundos, nós estamos no fim de um ciclo, finalizando por completo projetos e tendo a necessidade de começar a buscar por novos. É também um período de descanso, já que na Lua Cheia muito da energia foi desprendida. 

Acenda o incenso, trace o círculo de forma ritualística e diga: 
Que este círculo seja o local de encontro do amor, da alegria, da paz e da verdade; 
Um abrigo contra o mal; uma fronteira entre o mundo dos homens e o domínio dos Deuses. 
Que ele preserve e contenha o poder que elevo em seu interior; 
Tira de mim todo pesar e doença, traga a mim nova vida e cura. 

Pode ser tocada uma música para se obter uma conexão maior com o ritual – uma harmonização da mente e corpo. 

Meditação Guiada: 

Sente-se em uma posição confortável no centro do círculo, respire profundamente, relaxe o corpo e comece a lembrar de todos os planos que já se cumpriram, os projetos realizados, os problemas resolvidos, todos os aspectos da sua vida que já tiveram um solução, a resolução dos problemas, medita-se para esquecer todos os objetivos alcançados para que se tenha a mente livre para novos projetos. 

Essa meditação também deve possuir uma reflexão para o poder interno, deve-se verificar o que ocorreu lua nova e organizar e equilibrar tudo, eliminando todas as energias indesejadas. 

Fique na posição que costuma meditar, respire profundamente, concentre-se, busque pelo seu centro, lugar de paz e equilíbrio, harmonia e sabedoria. 

(Aconselha-se gravar esse trecho para ouvir durante a meditação)
Visualize a lua minguante, como ela se curva para a direita, envolta pelo céu escuro, Ela é a Anciã, aquela que já viveu intensamente, ela é Hécate, Ceridwen, Morrigan, Kali, a possuidora do Poder de Terminar, do Poder da Morte, Nela todas as coisas devem terminar a fim de suprir o seu próprio recomeço. 

O grão que foi plantado,germinou, floresceu, foi colhido, e agora deve ser cortado, dando lugar para o novo. Assim, a vida se alimenta da morte; a morte conduz à vida e, nesse conhecimento, encontra-se a sabedoria. 

A velha é a mulher sábia. Sinta a sua própria idade, a sabedoria da evolução armazenada em cada célula do seu corpo. Conheça o seu próprio poder para terminar, para perde, e assim para ganhar, destruir aquilo que está estagnado e decadente. 

Sinta a Anciã em seu manto negro sob a lua minguante; invoque seu poder e sinta seu poder em sua própria morte. 

Livre-se do que não te serve mais, dispa todas as impurezas, tudo que passou não interferirá em suas escolhas, renove sua alma para receber as novas oportunidades. 

Visualize a luz da Lua da Anciã banhando seu corpo e sua alma, limpando todo e qualquer vestígio do antigo, abrindo sua mente para o novo começo, para a cura, para a página em branco que espera a sua história. 

Volte a consciência lentamente, respirando pausadamente, abrindo os olhos. 

Faça a elevação das energias do ritual - Cone do poder. 

Proceda o Grande Rito (união simbólica da Deusa e do Deus – Cálice e athame), beba um pouco do vinho/suco, faça libação dentro do caldeirão. 
Ao fim das fases, ao recomeço delas, 
Da semente para o pão, do para a semente, 
Assim acaba, assim recomeça. 

Pode-se dançar e entoar cânticos 

Apreciação das Oferendas – lembre-se de realizar a libação. 

Despedida e encerramento do círculo.

Um comentário :

aprendendoaviver disse...

Gostei e gosto de saber sobre a wicca.