5 de fevereiro de 2014

JIIN SHIN JYUTSU - Harmonia do corpo ao alcance de suas mãos.




Já aconteceu que ao acordar, teve a impressão de que não dormiu nada, ou até mesmo que sua “bateria” está esgotada. Comigo acontecei bastante. Pois é, acontecia.

Entre meus estudos e pesquisas, descobri uma arte milenar (Japonesa, ah vaaahhhh – kkkkk) de harmonização do corpo através de toques em determinadas áreas que concentram a energia vital. Essa arte é chamada de JIN SHIN JYUTSU.

Jyutsu: Arte

Shin: Criador

Jin: Homem de conhecimento e compaixão



"Arte do Criador através do homem de conhecimento e compaixão"



O Jin Shin Jyutsu Fisio-Filosofia é uma arte de harmonização do corpo, mente e espírito por meio de toques, em áreas do corpo que concentram a energia vital. Essa prática foi desenvolvida através dos estudos do Mestre Jiro Murai , no Japão, no início do século XX, e tem como princípio aproveitar a capacidade inerente a todos seres humanos, sem exceção, de gerar a própria harmonia física, mental e emocional e, assim, manter a saúde. Nem sempre estamos conscientes deste nosso poder essencial e, ao ativá-lo, é possível restaurar a força vital e ficar menos vulnerável às doenças e aos efeitos do estresse.



COMO É


As sessões de Jin Shin Jyutsu duram aproximadamente uma hora. Os toques são suaves, realizados sobre a roupa, e não envolvem manipulação de músculos ou uso de qualquer substância.


As sessões podem ser feitas por profissional qualificado ou auto aplicadas, bastando para isso que a pessoa aprenda algumas sequencias simples de toques alternados, nas 26 áreas do corpo, chamadas de Travas de Segurança da Energia. Elas estão localizadas ao longo dos caminhos que distribuem vida pelo corpo.


Ao serem tocadas duas a duas, seguindo diversas  combinações, restauram o equilíbrio dos fluxos vitais no corpo, na mente e no espírito. O mesmo efeito pode ser conseguido segurando os dedos das mãos e/ou dos pés. Muitos desses toques são tão discretos que podem ser aplicados durante uma reunião de trabalho ou em qualquer ambiente mesmo que movimentado.



Vivenciando a auto aplicação do Jin Shin Jyutsu


Apresentamos alguns exercícios básicos de Jin Shin Jyutsu. Para praticá-los você pode estar de pé, sentado ou deitado, isto é, da forma que for mais confortável e/ou conveniente no momento.

Esta sequencia ajuda a "recarregar a bateria" e pode ser feita de manhã antes de sair da cama para você se preparar para o dia e/ou à noite ao deitar para você relaxar das tensões do dia. Além disso, esta sequencia também ajuda a memória, facilita a respiração e a digestão, ajuda a coluna e a circulação das pernas e pés.


Coloque suas mãos (palma ou ponta dos dedos) sobre cada área (conforme indicado) por 2 ou 3 minutos ou até sentir uma pulsação rítmica.

  • Coloque sua mão direita sobre o topo da cabeça.

(Atenção: a mão direita só sairá desta posição no último passo da sequencia.)


    • Coloque sua mão esquerda na testa entre as sobrancelhas. (Energização Profunda do Corpo, Intuição, Memória, Estresse Mental)
    • Coloque sua mão esquerda na ponta do nariz.(Revitaliza funções reprodutoras, Energização Superficial do Corpo)
    • Coloque sua mão esquerda no centro do peito.(Contato Criança Interior, Atuando nos Pulmões, Cintura Pélvica e Quadris)
    • Coloque sua mão esquerda na "boca" do estômago.(Revitaliza Energia da Fonte da Vida Trazendo a Alegria de Viver)
    • Coloque sua mão esquerda no osso púbico.(Revitaliza todo o Aparelho Ósseo (Principalmente a Coluna))
    • Agora você retira a mão direita do topo da cabeça e a coloca no cóccix (final da coluna), mantendo a mão esquerda no osso púbico.(Vitalidade e Rejuvenescimento Circulação pernas e dos pés)

    Outro exercício fácil e muito útil.


    1 - EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO QUE DEVOLVE O EQUILÍBRIO AO TODO INTEGRADO:

    Comece contanto as expirações. ( Um, expire e inspire. Dois, expire e inspire. Três expire e inspire. E assim por diante). Conte até completar trinta e seis respirações. Se por acaso perder a contagem. Comece novamente. Respire naturalmente. Com o tempo, sua respiração se tornará automaticamente mais profunda e rítmica.


    2 – SEGURE COM UMA DAS MÃOS OS DEDOS DA OUTRA MÃO 

    Onde nossas Mãos Vão Atuar como Verdadeiro Cabo para Recarregar Nossa Bateria (Conexão), sendo:

    DEDOS
    ÓRGÃOS
    TRABALHANDO EMOÇÕES
    Polegar
    Estômago e Baço
    Preocupação
    depressão, ódio, obsessão, ansiedade, autoproteção Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” do estômago e baço. Melhora a digestão de alimentos, ideias, pensamentos e emoções; ajuda a dormir melhor e nos torna receptivos ao toque e carinho. Preocupações e ‘ruminações mentais’ desaparecem. Ajuda estômago, baço e pâncreas. Bloqueia uma dor de cabeça que está começando.
    Indicador
    Rim e Bexiga
    Medo
    timidez, confusão mental, depressão, perfeccionismo, crítica, frustração, desejo de vida Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” da bexiga e rim. Traz coragem, fortalece o desejo de viver, harmoniza a circulação dos fluidos corporais e o sistema muscular. Dissolve o medo e as inseguranças. Ajuda rim e bexiga. Evita uma dor nas costas que está iniciando
    Médio
    Fígado e Vesícula Biliar
    Raiva
    covardia, irritabilidade, indecisão, instabilidade, não alerta, emotividade Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” da vesícula e fígado. Expande o sentimento de compaixão, a lucidez mental, a criatividade; regula a harmonia interior do corpo. Elimina a raiva, frustrações e irritabilidade. Ajuda fígado e vesícula biliar. Melhora a visão e revitaliza a fadiga geral.
    Anular
    Pulmões e Intestino Grosso
    Tristeza
    negatividade, formação de muco, bom senso Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” do pulmão e intestino grosso. Promove a alegria, a esperança, o soltar do passado e o se abrir ao novo; dá vitalidade e energia ao corpo. Afasta a tristeza, negatividade e o pesar. Ajuda os pulmões e o intestino grosso. Harmoniza a respiração e desconforto no ouvido.
    Mínimo
    Coração e Intestino Delgado
    Pretensão
    “chorar por dentro e rir por fora”, insegurança, nervosismo, confusão, mortalidade Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” do coração e intestino delgado. Conecta com a intuição, aumenta a auto estima, harmoniza o sistema esquelético. Termina com pretensão, julgamentos, comparações e esforço. Ajuda coração e intestino delgado. Evita uma dor de garganta que está iniciando.

    Centro da palma da mão Traz sensação de paz profunda e de unidade com o universo. Dissolve o desânimo. Ajuda diafragma e fluxo do umbigo. Harmoniza corpo, mente e espírito mutuamente e com o universo






    Um comentário :

    Jarcansan Brown disse...

    Brianna, você sabe dizer qual o tempo mínimo para ficar segurando os dedos? Independente de qual seja.